curd de maracujá

O meu curd simples de maracujá

Curd de maracujá um recheio perfeito para pavlovas, bolos e outros doces que combinam bem com fruta. No entanto, eu acho que é ótimo para comer com churros.

A origem do Lemon Curd transporta-nos para Inglaterra, meados do século XIX , sendo que na altura, a receita poderia ser interpretada verdadeiramente segundo a sua tradução. No entanto, tratava-se de creme ácido de limão que formava uma coalhada. Que posteriormente, seria separada do soro de leite através de um processo semelhante ao dos queijos.

Um destes dias comprei uns maracujás um pouco amargos para o meu gosto, adoro maracujá, mas desde que sejam doces. Por isso, assim que vi esta receita, decidi logo fazer a fim de aproveitar os maracujás.

O meu curd simples de maracujá

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 40 gr de manteiga
  • 90 gr de açúcar
  • 100 ml de polpa de maracujá

Modo de Preparo

  1. Comece por levar ao lume a manteiga, com a polpa de maracujá e com o açúcar. Entretanto, vá mexendo de vez em quando até começar a fervilhar. Em seguida desligue o lume e deixe arrefecer ligeiramente. Enquanto isso, bata muito bem os ovos.
  2. Assim que o preparado de maracujá esteja morno, junte os ovos ao preparado em fio e sem parar de mexer. Logo após, leve novamente o preparado ao lume, até engrossar sem parar de mexer.
  3. Por fim, verta o preparado num frasco esterilizado previamente e guarde no frigorífico, assim que esteja frio. Em virtude, deste curd não ter conservantes, poderá aguentar no frigorífico entre uma a duas semanas.

Se eventualmente fizerem esta receita, podem (se quiserem) partilhar no Instagram e usar a hashtag #receitasopecado_dagula. Ao mesmo tempo e se quiserem, podem seguir-me o meu perfil @opecado_dagula

Obrigado pelo seu comentário, o seu feedback é importante para mim. Volte sempre!