lemon curd

Lemon Curd com Cardamomo

Lemon Curd, é uma das receitas que fazia muito tempo que eu queria experimentar. Como tinha uns limões a precisar de serem usados…

Esta receita é o blog O Prazer da Cozinha! A Claudia diz que esta receita é fácil de fazer, e tem razão. No entanto eu acrescentei na receita o cardamomo, ficou yumm. Para verem a receita original da Claudia, e com vídeo cliquem aqui.

Lemon Curd ou creme de limão é um creme doce e levemente ácido com textura sedosa e delicada. De origem inglesa, o lemon curd é elaborado com sumo de limão siciliano, açúcar, manteiga e ovos. Este creme pode ser usado como recheio de tortas, bolos e panquecas.

Assim como a maionese, o lemon curd é o resultado da união de ovos e gordura, mas com o acréscimo do açúcar.

Lemon Curd com Cardamomo

Ingredientes

  • 4 vagens de cardamomo
  • 2 limões (sumo e raspa)
  • 160 gr de açúcar
  • 75 gr de manteiga
  • 3 ovos

Modo de Preparo

  1. Em primeiro lugar, comece por abrir a casca do cardamomo e retire as sementes. Entretanto, numa caçarola coloque o açúcar, a manteiga, o sumo e a raspa de limão e as sementes do cardamomo.
  2. E em seguida leve a caçarola ao fogão, em lume brando e mexendo sempre até derreter a manteiga e o açúcar dissolver. Entretanto, numa taça à parte bata muito bem os ovos, as claras devem ficar bem envolvidas com as gemas.
  3. Assim que a manteiga esteja derretida, retire do lume de deixe arrefecer um pouco. Logo depois junte os ovos em fio ao preparado de manteiga e açúcar, batendo sempre. Assim que terminar de envolver os ovos, leve novamente ao lume até engrossar, sempre a mexer.
  4. Assim que o creme tenha engrossado, retire do lume e deixe arrefecer. Logo que o creme esteja frio, guarde o lemon curd em frascos estrelizados previamente, no frigorífico.

Se fizerem esta receita, podem (se quiserem)partilhar no Instagram e usar a hashtag #receitasopecado_dagula. Também podem seguir-me o meu perfil @opecado_dagula

Obrigado pelo seu comentário, o seu feedback é importante para mim. Volte sempre!