bolo de bolacha com limão

Guest Post-Blog Receitas da Piteca

O meu guest post hoje é o blog Receitas da Piteca, a sua mentora é a Patrícia Elísio. O blog da Patrícia é de facto uma delícia, convido-vos a ler o post.

O blog Receitas da Piteca já tem mais de 10 anos, e nele podem encontrar um pouco de tudo. Desde de sobremesas, pratos principais, bebidas, bem têm mesmo que clicar no link acima e visitar o blog. Podem ainda seguir as redes sociais da Patrícia nos links abaixo.

Facebook: Receitas da Piteca

O post escolhido pela Patrícia é um bolo de bolacha delicioso, e podem ver muito mais no blog. Ainda não a conheço pessoalmente, espero um dia ter esse prazer, mas considero-a uma pessoa simples e muito querida. Obrigado linda, por teres aceite o meu convite. 

Bolo de bolacha com limão e chocolate branco

A ideia para fazer este bolo surgiu depois de ter provado um semelhante num restaurante aqui da minha zona. Lá disseram-me apenas por alto o que levava, claro que nunca me iriam dar a receita, mas aqui a cabecinha começou logo a magicar e daí até o fazer, foi um saltinho!

O resultado foi maravilhoso (modéstia à parte), um bolinho leve com um delicioso aroma a limão que para mim, e para quem  provou juntamente comigo o do restaurante, ficou muito, mas muito melhor!

Mais um improviso meu que ficou aprovadíssimo!! 😊

Então fiz assim:

Ingredientes:

  • 1 embalagem de bolacha Maria (200 g)
  • 3 pacotes de natas (600 ml)
  • 2 colheres (sopa) de açúcar amarelo
  • 1 tablete de chocolate branco com sabor a limão 
  • 50 ml de leite
  • 1 limão
  • 500 ml de limonada
  • 10 folhas de gelatina incolor
  • Raspas de limão para enfeitar (facultativo)

Modo de preparação:

  1. Em primeiro lugar coloque as folhas de gelatina a amolecer em água. Em seguida bata as natas em chantilly juntamente com o açúcar. Num recipiente que possa ir ao microondas coloque o chocolate partido em pedaços e o leite  e leve ao microondas 1 minuto. 
  2. Logo depois retire e misture bem até que o chocolate derreta completamente. Em seguida adicione à mistura o sumo de 1/2 limão e envolva bem. Por fim deite a mistura lentamente no chantilly mexendo sempre. 
  3. Depois leve as folhas de gelatina ao microondas para que derreta (sem deixar ferver) e deite no creme, misture bem. Logo após numa forma de fundo removível coloque uma camada fina de creme, de seguida deite uma camada de bolachas ensopadas na limonada.  
  4. Em seguida coloque mais uma camada um pouco mais grossa de creme e depois novamente bolachas passadas pela limonada, repita o processo até acabar com o creme. Finalmente leve ao frigorífico umas horas para solidificar. Desenforme para um prato e enfeite com as raspas de limão. Bom Apetite!
bolo de bolacha com limão e chocolate branco

Obrigado pelo seu comentário, o seu feedback é importante para mim. Volte sempre!