o meu arroz simples de pato

O meu arroz simples de pato

O meu arroz simples de pato, que preparei para o domingo de Páscoa. No entanto para fazer este arroz usei só o peito do pato, o restante fiz assado no forno.

No entanto e segundo as minhas pesquisas, o arroz de pato é um petisco vindo de Braga. Se acaso tiver interesse, fique agora a conhecer a história deste prato.  

A receita de arroz de pato terá assim tido origem no seminário de Braga, e seria confeccionada com pato selvagem. Crê-se, ainda, que o autor deste prato possa ter emigrado para o Brasil e, com ele, levado este prato.

Apesar de se conhecerem inúmeras variantes, a receita original consiste, basicamente, em cozer o arroz no caldo em que cozeu o pato. Sendo ainda o mesmo caldo, o qual serviu também para cozinhar o chouriço e o presunto.

O meu arroz simples de pato

Ingredientes

  • ½ pato (mais ou menos 1kg)
  • 500 ml de caldo de pato
  • 8 rodelas de chouriço
  • 200 gr. de arroz vaporizado
  • queijo cheddar ralado q.b
  • sal e pimenta q.b.
  • 1 cebola pequena
  • 2 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • 50 ml de azeite
Modo de Preparo
  1. Em primeiro lugar comece por cozer o pato em água com um pouco de sal, no dia anterior. Assim que o pato esteja cozido, retire-o da água e reserve em separado pato e água no frigorífico até ao dia seguinte. Finalmente no dia seguinte, retire o pato e a água do frigorífico.
  2. Logo depois, desfie o peito do pato e corte o restante em pedaços, reserve, Entretanto faça um refogado com o azeite, o louro, a cebola e com o alho picado, deixe fritar até a cebola estar macia. Em seguida acrescente o arroz e deixe fritar por 2 minutos mexendo de vez em quando, junte um pouco de caldo.
  3. Logo após,  acrescentando o caldo conforme necessário, assim que o arroz esteja quase cozido, rectifique os temperos. Por fim, reduza o fogo para o mínimo, junte o peito de frango desfiado e deixe acabar de cozinhar até que o arroz fique seco.
  4. Entretanto, para assar o pato ponha numa assadeira pequena um pouco de sal, pimenta, pimentão em pó. Em seguida junte um pouco de vinho branco e tomilho fresco e misture tudo. Por fim, junte o pato e envolva na marinada depois leve ao forno até ficar tostado dos dois lados.
  5. Em seguida passe o arroz para um pirex, polvilhe com queijo cheddar ralado, o chouriço por cima e leve ao forno para gratinar. Depois que esteja gratinado deve servir de imediato.

Se eventualmente fizerem esta receita, podem (se quiserem) partilhar no Instagram e usar a hashtag #receitasopecado_dagula. Ao mesmo tempo e se quiserem, podem seguir-me o meu perfil @opecado_dagula

Obrigado pelo seu comentário, o seu feedback é importante para mim. Volte sempre!