salada de alcachofras à Jamie Oliver

Salada de Alcachofras à Jamie Oliver

Esta salada de alcachofras é uma receita do Jamie Oliver, adoro as receitas dele. Esta é uma salada deliciosa,  simples e cheia de sabor.

Por acaso nesta salada eu usei alcachofras de conserva, embora não sejam tão saborosas  as frescas, têm se muito menos trabalho. No entanto eu escrevi a receita tal e qual como está no livro do Jamie.

Salada de Alcachofras à Jamie Oliver

Ingredientes

  • 50 g de amêndoas
  • sal q.b
  • 1 limão ecológico de casca fina
  • 4 alcachofras violeta, com o talo cortado 3cm ou inteiro
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
  • 4 colheres (sopa) de azeite extra virgem
  • 1 colher (sopa) de mel líquido
  • uns raminhos de tomilho, apenas as folhas
Modo de Preparo
  1. Em primeiro lugar coloque as alcachofras num tacho e cubra-as com água fria e acrescente uma pitada de sal. Entretanto coloque também o limão num tacho pequeno e cubra-o com água fria. Logo depois tempere o limão com bastante sal, muito mais do que usou para as alcachofras. Em seguida coloque ao mesmo tempo, ambos os recipientes em lume médio até que levante fervura.
  2. Logo depois reduza para lume brando até que as alcachofras fiquem tenras e conseguir espetar facilmente uma faca no limão. O tempo de cozedura serão uns 10 ou 15 minutos, dependendo do tamanho do limão. Entretanto tire as alcachofras e deixe arrefecer. Logo a seguir retire as folhas exteriores até chegar às folhas tenras do interior.
  3. A seguir retire os talos e corte a metade superior de cada alcachofra. Depois corte-as ao meio no sentido do comprimento e parta-as em pedaços com os dedos. Imediatamente corte o limão ao meio e tire a polpa com uma colher pequena. Retire o máximo da pele branca,mantendo apenas a pele amarela. Parta-a em bocados bem pequeninos e coloque-os numa tigela com as alcachofras.
  4. Faça um molho com vinagre de vinho branco, azeite, mel e sal. Esmague algumas folhas de tomilho num almofariz e junte-as ao tempero. Prove e rectifique os temperos, se for necessário. Em seguida deite quase todo este preparado por cima das alcachofras com o limão e mexa bem.
  5. Depois volte a provar e, se necessário, rectifique o tempero. Junte o resto das folhas do tomilho e disponha a preparação numa travessa.  Torre as amêndoas num grelhador quente, vigiando para não se queimarem. Esmague-as num almofariz e polvilhe por cima da salada.
Instagram

Se eventualmente fizerem esta receita, podem (se quiserem)partilhar no Instagram e usar a hashtag #receitasopecado_dagula. Ao mesmo tempo e se quiserem, podem seguir-me o meu perfil @opecado_dagula

Obrigado pelo seu comentário, o seu feedback é importante para mim. Volte sempre!