sopa de abóbora

Sopa Cremosa de Abóbora Assada

Esta receita de sopa de abóbora assada, é da Chef Mary Berry, já andava de olho nesta receita faz tempo. Finalmente fiz a sopa e é perfeita para dias frios.

No entanto e segundo a Mary esta receita, pode ser feita em grande quantidade e congelar. Pode ser preparada com 3 dias de antecedência e pode ficar congelada até 3 meses.
Nesta sopa usa-se a abóbora manteiga ( butternut squash), é uma variedade de abóbora que apresenta uma forma de pêra, com casca lisa e cor de avelã clara. A polpa desta variedade de abóbora é laranja e ligeiramente açucarada.

Sopa Cremosa de Abóbora Assada

Ingredientes

  • 1,5 kg de abóbora manteiga
  • 1 cebola grande
  • 2 cenouras médias
  • 1 pimento vermelho
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 5 cm de gengibre fresco
  • sal e pimenta q.b
  • 1,5 litro de caldo de legumes

Modo de Preparo

  1. Em primeiro lugar, pré-aqueça o forno a 180ºC. e entretanto comece a preparar os legumes. Comece por descascar e limpar a abóbora, em seguida descasque a cebola e a cenoura e corte em pedaços. Entretanto, retire as sementes do pimento e corte-a também em pedaços.
  2. Assim que tenha preparado os legumes, disponha-os numa assadeira grande e em seguida regue com metade do azeite. Logo depois tempere com sal e pimenta, e misture bem os legumes com o azeite. Por último leve a assar no forno por 40 a 45 minutos até ficar macio e com cor dourada.
  3. Regue com o mel 5 minutos antes do final da cozedura. Entretanto, coloque a panela em fogo médio, adicione o restante azeite e, quando estiver quente, adicione o gengibre e frite por um minuto. Logo depois despeje o caldo e deixe ferver, em seguida, misture os legumes assados.
  4. Em seguida deixe cozinhar por mais 10 minutos e retire do fogo e, usando uma varinha, bata a mistura até ficar homogêneo. Verifique o tempero, adicionando mais sal e pimenta, se necessário. Logo depois, volte a levar a panela ao calor para aquecer e sirva quente, acompanhe com croutons de pão.

Se fizerem esta receita, podem (se quiserem)partilhar no Instagram e usar a hashtag #receitasopecado_dagula. Também podem seguir-me o meu perfil @opecado_dagula

Obrigado pelo seu comentário, o seu feedback é importante para mim. Volte sempre!